Preto ou Negro?

Preto quando referido a pessoas, não significa apenas a cor, mas também uma carga simbólica, pelo que deve ser evitado. Assim, a palavra negro parece mais correcta.

Exemplo de um texto corrente, continuação do post anterior,  que utiliza a distinção entre negro e preto (este tem sempre sentido pejorativo):

Trocar preto por negro, não é solução. Pensar em brancos, negros e amarelos, também não. Ninguém é preto, branco ou amarelo. Todos temos características que nos distinguem dos demais, incluindo a cor da pele; mas, cores da pele há muitas, e ainda bem.

Published in: on 30/12/2009 at 19:52  Deixe um Comentário  

Testemunhos

Nota:  Testemunho retirado daqui.

Published in: on 30/12/2009 at 07:35  Deixe um Comentário  

Antepassado Comum

Há ainda quem argumente que há um raça superior? Quando se deu essa superioridade? Já agora, superior em quê?

Published in: on 30/12/2009 at 02:51  Deixe um Comentário  

Pretos

“- Esses pretos… Desculpe, negros. Mas são pretos, não são?”

Fala da cor? Ou fala do significado que atribui à cor (pretos)?

Published in: on 30/12/2009 at 02:34  Deixe um Comentário  

Qual é o melhor? (2)

Published in: on 30/12/2009 at 02:21  Deixe um Comentário  

Qual o melhor?

A cor interessa para escolher o melhor?

Agora,  Atribua significados às cores, e veja como tudo muda. Veja como os pássaros passam de iguais a diferentes, num instante. O cidadão brasileiro do post anterior não escolheria amarelo. Você qual escolheria? Quais são os significados revelados e ocultos que “pintam” as cores quando se trata de humanos?

Published in: on 30/12/2009 at 02:12  Deixe um Comentário  

Amarelo

As cores com cargas simbólicas grandes, quando referidas, tem significados que ultrapassam a simples cor. Veja-se a reacção de um brasileiro a um  anúncio da Nike.

Comentário retirado  daqui.

Published in: on 30/12/2009 at 01:44  Deixe um Comentário  

Racismo pela cor

Se atribuirmos determinadas qualidades a uma cor, estamos a mudar a maneira de ver, não só essa, como também outras cores.

O mesmo quadrado cinzento parece mais claro num fundo escuro do que num fundo claro. Se atribuirmos conceitos negativos (positivos) a uma cor, a outra vai, só por isso, parecer mais positiva (negativa).

Published in: on 30/12/2009 at 00:35  Deixe um Comentário  

Os objectos não tem cor

“A cor é algo que nos é tão familiar que se torna para nós difícil compreender que ela não corresponde a propriedades físicas do mundo mas sim à sua representação interna, em nível cerebral. Ou seja, os objectos não têm cor; a cor corresponde a uma sensação interna provocada por estímulos físicos de natureza muito diferente que dão origem à percepção da mesma cor por um ser humano. Não notamos, por exemplo, nenhuma diferença fundamental na cor dos objectos familiares quando se dá uma mudança na iluminação. Para o nosso sistema visual, as cores da pele e dos rostos das pessoas e as cores dos frutos permanecem fundamentalmente invariáveis, embora seja tão difícil conseguir que esse tipo de objecto fique com a cor certa num monitor de televisão.”  Wikipédia

Published in: on 30/12/2009 at 00:07  Deixe um Comentário  

Olá

Com este blogue pretendo escrever o que penso sobre o racismo baseado na cor e a forma de o superar. Pretendo mostrar como diferenciar pela cor não faz sentido;

Racismo com base na cor só existe porque são atribuídas às cores valorações que nada tem a ver com ela. Ninguém diz o meu vermelho ou meu azul, quando se refere ao carro. Mas, se dissermos duma pessoa: é preto, ou é vermelho,  estamos a atribuir à cor um significado que a ultrapassa.

Published in: on 29/12/2009 at 23:06  Deixe um Comentário